NILSON GIBSON

 

Nilson Alfredo Gibson Duarte Rodrigues, nasceu em 05 de julho de 1935 em Recife. Foi filho de Jerônimo Duarte Rodrigues e Maria de Lourdes Gibson Duarte Rodrigues. Bisneto de Alfred Gibson & Francisca Adelaide do Rego Barros. 


Do seu casamento com Neusa Larocerie Duarte Rodrigues, teve 02 filhos: Jeronymo Duarte Rodrigues e José Armando Duarte Rodrigues.
Com Marluce Borges Laranjeira, teve o terceiro filho: George Laranjeira Gibson Duarte Rodrigues.


Advogado, bom orador, foi professor universitário e deputado federal por 20 anos ininterruptos. Legislaturas: 1979-1983, 1983-1987, 1987-1991, 1991-1995 e 1995-1999. Como deputado constituinte foi o responsável pela reintegração do Arquipélago de Fernando de Noronha ao Estado de Pernambuco, e, dentre seus vários PLs, destaco a Lei do Colarinho Branco, que pune crimes financeiros.


Na segunda metade dos anos 50, surgiu em Pernambuco (Engenho Cananéia – Vitória de Santo Antão) um movimento de associações de trabalhadores rurais que estendeu-se por vários Estados do País. Ficaram conhecidas como “Ligas Camponesas” e seu objetivo inicial era gerar recursos comuns para a assistência educacional e de saúde, além da compra de adubos e implementos, objetivando a melhora da produção.
Claro que representando uma classe tão marginalizada e carente de direitos, logo sua ação expandiu-se para outras reivindicações, principalmente para a reforma agrária (“na lei ou na marra”), tendo chamado a atenção do Partido Comunista, que passou a exercer forte influência entre os camponeses associados.


Sua maior expressão foi o advogado Francisco Julião, que desde 1945 (antes mesmo do nascimento das Juntas) demonstrava sensibilidade para com os trabalhadores rurais.


A partir de 1962, sindicatos rurais começaram a ser reconhecidos e surgiram como propostas alternativas às Ligas Camponesas. Menos radicais, os Sindicatos começaram a absorver integrantes da Liga, que influenciaram reivindicações básicas da luta pela terra.
Com a Revolução de 1964 houve a perseguição com prisão e/ou exílio de vários líderes do movimento, ocorrendo a desagregação das Ligas. Os sindicatos, ao contrário, ganharam ainda mais importância, e, focados principalmente na defesa dos direitos trabalhistas dos camponeses, foi durante décadas a única voz legal dos trabalhadores rurais.


Nessa nova fase, um outro advogado destacou-se representando os trabalhadores de Pernambuco: NILSON GIBSON.  Como advogado trabalhista, representou vários Sindicatos em Pernambuco sendo o mais importante deles, o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Açúcar e do Álcool.


Sua atuação firme, no interesse dos trabalhadores que representava e em defesa dos presos políticos, o levou várias vezes a ter problemas com o Regime Militar de então. Estive em 2011 no Arquivo Público do Estado de Pernambuco e tive acesso a um dossiê do DOPS Pernambucano sobre as atividades de Nilson, consideradas subversivas, mas eram apenas recortes sem importância de jornais locais 
Faleceu em dez/ 2018, aos 83 anos e hoje empresta seu nome a PE-144: Rodovia Deputado Nilson Gibson.




Nenhum comentário:

Postar um comentário